sábado, 30 de janeiro de 2016

Produto da estação 2: Texto

       A tecnologia invade cada vez mais as salas de aula, seja como amiga ou inimiga, isso depende muito de quem esteja usando e conduzindo-a, é certo que há dificuldades na implantação da mesma no ambiente educacional, seja por falta de materiais ou por resistência dos educadores mais "tradicionais". Mas nenhum empecilho é motivo para desistência, para um ambiente educacional mais diverso é preciso coragem para incentivar o uso desses meios na sala de aula.
     Os jovens no papel de aluno, estão conectados tanto fora como dentro da sala de aula, mas isso não quer dizer que possa prejudicar o rendimento escolar. A tecnologia ela ajuda em horas de pesquisas, trabalhos em turma, até mesmo para tirar algumas duvidas. Um dos pontos positivos que a cultura digital nos trouxe em sala de aula, é de que no relacionamento aluno/professor não existe mais a hierarquia de que o professor é quem manda na sala de aula, agora todos estão de igual para igual.
      Para os professores a vida não ficou mais fácil, as dificuldades de implantar as tecnologias no dia-a-dia dos alunos ainda é complicado, pois com tantas redes sociais, aplicativos e jogos online, o desafio de instruir o que se deve aproveitar para as aulas ainda fica difícil. Como ja dizia Sugata Mitra "O google dá todas as respostas, mas quem faz a pergunta é você", ou seja, a maneira com que o professor instiga os alunos e mostra que "tá por dentro" da modernidade, contribui para um bom rendimento no uso dessas ferramentas.
       Outro obstaculo é a falta de habilidade dos professores, principalmente os mais velhos, no que se trata de tecnologia. Muitos utilizam esses recursos em casa, têm computador, celular e usam para se comunicar. E até mesmo para lançar notas no sistema, preparar aulas, mas se esquecem de usar para o aprendizado em sala de aula e em como vai contribuir para o crescimento educacional, tanto dele como do aluno.
         A tecnologia está crescendo e ganhando seu espaço no meio da educação, é preciso reconhecer que não depende apenas dos professores e alunos, mas também de gestores educacionais que precisam apoiar e incentivar esse tipo de trabalho, pois, tem trabalho para todos e ganho também!
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário