Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para
engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e
comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.
Em tempos de cibercultura é preciso buscar meios para educar o estudante de maneira diferente que a maioria dos professores foram formados. A gamificação (gamification, em inglês) é a utilização de jogos digitais em atividades para incentivar o aprendizado, que na verdade, não são jogos; ou seja, gamificar uma atividade não significa criar um jogo ou só jogar, Jogo é caracterizado como uma forma especifica de atividade com função social.
Gamificação para Alves et al. "[...] se constitui na utilização da mecânica dos games em cenários non games, criando espaços de aprendizagem mediados pelo desafio, pelo prazer e entretenimento". [2014, p. 76] Nesse contexto, os autores consideram que os espaços de aprendizagem por diferentes cenários escolares e não escolares "[...] que potencializam o desenvolvimento de habilidades cognitivas (planejamento, memória, atenção, entre outros) e habilidade motoras" [2014, p.76].
Como exemplo, temos o aplicativo Duolingo que é um dos mais famosos e elogiados aplicativos de ensino de idiomas. Ele está disponível em Android, iOS, Windows Phone e web, funciona de maneira super fácil e é bastante útil para quem está estudando línguas estrangeiras.
Duolingo é um exemplo claro de gamificação, ele é a estrutura visual de um jogo mas com finalidade de ensinar.
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